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Publicado em 28/01/2018

Ácido fólico para engravidar, como tomar?

Ácido fólico para engravidar, como tomar?

O ácido fólico para engravidar serve para preparar a mulher para a abrigar um novo ser. Isto foi comprovado por um grande estudo realizado na Dinamarca sobre cerca de quatro mil mulheres que tinham estabelecido uma gravidez entre 2007 e 2011.

A pesquisa foi realizada para confirmar alguns estudos parciais, conduzidos ao longo do tempo, dos quais parecia que as mulheres que tomaram mais o ácido fólico permanece grávida com mais facilidade. Mesmo a partir desta extensa pesquisa, parece que as mulheres que tomam ácido fólico na forma de um suplemento, sugerido pelo médico ou ginecologista, têm 15% mais chances de engravidar.

O efeito positivo foi mais evidente em mulheres com ciclo irregular, depois fluxos mais ou menos longos, mas em que a ovulação ocorre em dias muito variáveis. Nestes casos, as chances aumentam até 35%. É possível que isso ocorra porque o ácido fólico atua como um mediador dos hormônios do ciclo menstrual, mesmo que o mecanismo de ação ainda não tenha sido amplamente esclarecido.

Quanto de ácido fólico devo tomar para engravidar?

dose recomendada de 0,4 mg de ácido fólico por dia, um estudo publicado no The Lancet em 2001 estima que um aumento desta dose até 5 mg por dia teria efeitos ainda mais eficazes na redução do risco de DTN, mas é necessário fazer tome cuidado para não aumentar a ingestão de vitamina A, que é perigosa durante a gravidez.

A maioria dos suplementos multivitamínicos contém essa quantidade de ácido fólico, mas, para segurança, é sempre melhor verificar.

A maioria das mulheres pode, portanto, limitar a ingestão de ácido fólico a 400 microgramas por dia, a menos que indicado de outra forma pelo médico; Por exemplo, aqueles que em uma gravidez anterior tiveram problemas com malformações cerebrais e da coluna vertebral da criança e aqueles com anemia falciforme devem perguntar ao seu médico como suplementar a ingestão de ácido fólico.

Quais alimentos contêm folatos?

O ácido fólico é encontrado em abundância em alguns alimentos como:

  • vegetais de folhas verdes (espinafre, brócolis, aspargos, alface),
  • laranjas (e suco de laranja de concentrado),
  • as leguminosas
  • cereais,
  • frutas como limões, kiwis e morangos,
  • fígado (para evitar na gravidez devido à alta concentração de vitamina A).

Infelizmente, o processo de cozimento destrói a grande maioria do folato presente nos alimentos.

Precauções: Não tome mais do que 400 microgramas por dia. Muito ácido fólico também pode te atrapalhar a engravidar.

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