Quando se toma anticoncepcional por muito tempo demora a engravidar?
Guando se toma anticoncepcional por muito tempo demora a engravidar? Depois que a pílula anticoncepcional for descontinuada, a mulher pode engravidar assim que a ovulação voltar ao normal. Se você tomar uma pílula com altas dosagens hormonais ou por um período prolongado de tempo, talvez seja necessário esperar alguns meses.
Tomar a pílula anticoncepcional, mesmo que por muitos anos, não torna a mulher menos fértil e não compromete a possibilidade de ter um filho. Após a suspensão, nenhum tratamento é necessário, mas é suficiente aguardar a retomada da atividade ovulatória, pois a fertilidade volta ao normal assim que seus ovários voltarem a funcionar.
Veja também: Como consegui engravidar depois de 4 anos tentando
Quando devo tentar engravidar depois de parar com anticoncepcional?
Se você tiver tomado a pílula por apenas alguns meses ou usou uma pílula contendo estrogênio natural, você pode começar a ovular mais rápido, a mulher nessa fase começa a perceber muco cervical transparente típico da fase ovulatória.
Se a gravidez vier imediatamente sem preocupações: a ingestão anterior da pílula não compromete a saúde fetal nem aumenta o risco de aborto.
Se a ingestão durou alguns anos ou um contraceptivo foi escolhido com uma alta dosagem hormonal, o útero pode ter ficado um pouco atrofiado e a produção hormonal ainda não será a ideal. A mulher percebe porque tem menos menstruação. Neste caso, é só esperar 2 a 3 ciclos para o útero voltar ao seu tamanho normal, o estado hormonal é restaurado completamente e a menstruação volta a ser como antes.
Em qualquer caso, quando se toma pílula por muito tempo, é sempre aconselhável fazer um exame ginecológico preventivo, para avaliar o útero através do ultra-som. verifique se não há outros obstáculos para a concepção.
Quando se toma anticoncepcional por muito tempo demora a engravidar?
Não, você pode tentar uma gravidez logo depois de parar a pílula, ou quase. Mas quanto tempo demora para engravidar? Cerca de metade das mulheres engravidam dentro de três meses após a suspensão, e a maioria ainda dentro de um ano.
